Psicóloga CRP 07/16541/ Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Especialista em Saúde da Criança pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Doutora em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Pós-doutora em Psicologia Clínica – Avaliação Psicológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Especialista em Neuropsicologia com formação em Reabilitação Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP).
A ansiedade é uma emoção normal do ser humano. Se torna patológica quando é desproporcional e inadequada causando sofrimento e prejudicando o funcionamento diário do indivíduo. Podem fazer parte de um quadro de ansiedade: má qualidade do sono, falta de concentração, cansaço, palpitações, insegurança, preocupações excessivas com o futuro, inquietação, irritabilidade.
DEPRESSÃO
Caracterizada pela tristeza persistente e/ou perda de interesse e prazer nas atividades. Outros sintomas que podem estar presentes são: alteração do sono e do apetite, redução da energia, dificuldade de concentração e de tomar decisões, sentimentos de culpa e inutilidade, pensamentos sobre morte, alterações psicomotoras (agitação ou lentificação), disfunções sexuais, baixa auto-estima, vontade de se isolar.
ESTRESSE
Um ou mais eventos de vida estressantes podem resultar em um transtorno psiquiátrico quando levam a uma mudança de vida significativa causando grande sofrimento e prejuízo na vida do indivíduo. Morte de ente querido, sobrecarga no trabalho, divórcio, demissão, mudança de cidade, são alguns exemplos de estressores.
TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)
É caracterizado por pensamentos, impulsos ou imagens repetitivos que são indesejáveis e involuntários (obsessões) ou por comportamentos repetitivos que a pessoa se sente forçada a realizar (compulsões), ou por ambos. Medos exagerados de germes, lavar as mãos a todo o momento, revisar diversas vezes a porta, o fogão ou o gás ao sair de casa, ficar aflito por que a casa não está perfeitamente organizada, são exemplos de sintomas do transtorno.
TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)
Ocorre após um evento traumático no qual a pessoa acredita que esteja em perigo físico ou que sua via esteja ameaçada. O indivíduo reage ao evento traumático com medo, revive os sintomas ao longo do tempo e tem sintomas de evitação e hiperexcitação. Pode ocorrer após assalto, acidente de carro, sequestro, estupro.
TRANSTORNO BIPOLAR
Mania é um estado do humor persistentemente alegre, expansivo ou irritável. Se caracteriza por auto-estima inflada, diminuição da necessidade de sono e energia aumentada, pouca atenção, pressão por falar, gastos excessivos. O quadro de transtorno bipolar envolve episódios de mania e depressão, com períodos de humor normal entre esses episódios.